Cateteres são dispositivos médicos inseridos nos vasos sanguíneos para a infusão de medicamentos, coleta de sangue ou outros tratamentos.
Cateteres são dispositivos médicos inseridos nos vasos sanguíneos para a infusão de medicamentos, coleta de sangue ou outros tratamentos. Geralmente, são implantados por um cirurgião vascular em ambiente de centro cirúrgico, utilizando anestesia local e sedação. A inserção envolve pequenos cortes e tem uma rápida recuperação, permitindo que o paciente tenha alta no mesmo dia e retorne às suas atividades diárias. Os cateteres podem ser utilizados imediatamente após a inserção e têm como principal objetivo permitir acesso contínuo aos vasos sanguíneos, com duração variável dependendo do tipo de cateter.
Os cateteres podem ser classificados em dois tipos:
Cateteres de longa permanência: permanecem por um período prolongado, que pode variar de meses a anos.
Cateteres de curta permanência: utilizados por semanas.
Os cateteres são geralmente indicados para:
Uso de antibióticos prolongados
Quimioterapia
Transplante de medula óssea
Plasmaférese
Hemodiálise
Nutrição parenteral total
O Cateter de Shilley é um dispositivo de curta permanência, indicado para pacientes que necessitam de hemodiálise temporária ou como uma ponte para a confecção de fístula arteriovenosa. Ele é inserido em uma veia profunda, como a jugular ou subclávia (geralmente no pescoço), com sua extremidade ao nível do átrio ou veia cava superior. Às vezes, pode ser inserido na veia femoral, na virilha.
O Cateter Permcath é de longa permanência e alto fluxo, geralmente indicado para hemodiálise. Sua inserção ocorre em uma veia profunda, muitas vezes no pescoço, e é realizada a confecção de um túnel subcutâneo por onde o cateter passa antes de ser exteriorizado. Esse tipo de cateter possui uma maior durabilidade em comparação ao de curta permanência, mas ainda é considerado um acesso de menor durabilidade em relação à fístula arteriovenosa, que é a melhor opção para hemodiálise.
O Cateter Port-a-cath é indicado para pacientes que necessitam de terapia intravenosa frequente e de longa duração, como quimioterapia. Ele é totalmente implantável e fica abaixo da pele, no tecido subcutâneo, o que reduz o risco de infecções. Este tipo de cateter é ideal para baixo fluxo de fluidos e é composto por duas partes: o cateter e o reservatório, onde é feita a medicação.
O Cateter PICC é indicado para pacientes que necessitam de medicação venosa a longo prazo e têm falhas no acesso periférico. Ele é inserido em uma veia do braço, e sua ponta fica próxima ao coração. Este cateter é mais fino do que os outros tipos e é frequentemente utilizado em internações prolongadas.
O Cateter Hickman é indicado para medicação venosa prolongada, como antibióticos ou nutrição parenteral total. Ele é semi-implantável, com um trajeto abaixo da pele no tórax, mas, ao contrário de outros cateteres, é de baixo fluxo.
Se você ou alguém que você conhece está precisando de um cateter, ou deseja mais informações sobre os diferentes tipos e suas indicações, agende uma consulta para avaliação especializada.
Rua Apodi, 556 – Tirol – Natal – RN
Telefone/WhatsApp: 84 99637-3335
Av. Campos Sales, 901 – Sala 504 – Tirol – Natal – RN
Telefone: 84 99928-4019
Como podemos te ajudar?